Sabia Que …
Sabia que os primeiros documentos que nos falam da data do Natal a 25 de Dezembro são do ano 336,em que se regista a celebração natalícia em Roma, pois não foi fácil fixar a data, já que os evangelhos nada dizem a esse respeito?
Sabia que a celebração está muito ligada ao solstício de inverno, pois Jesus era o Sol Nascente, a Luz sem ocaso, a Luz que veio iluminar as trevas, e nesse dia do solstício o sol começa a ascender ao céu e a ter o seu fulgor?
Sabia que a partir de Roma, centro da cristandade, esta data de 25 de Dezembro começou a espalhar-se pelo mundo cristão e foi assumida por toda a cristandade, exceto pelas Igrejas ortodoxas, que celebram a Solenidade do Natal a 6 de Janeiro?
Sabia que na Finlândia, um modo de viver o espírito fraterno do Natal, o sentido comunitário, apesar do frio intenso que se sente, é deixar as portas das casas abertas na noite de Natal, para que os que quiserem entrar e sentar-se à mesa possam fazê-lo?
Sabia que na Coreia do Norte e na China são proibidas as imagens do Menino Jesus e os presépios, e o governo só deixa que se festeja o Natal com a figura do Pai Natal e com a árvore iluminada, devido à grande perseguição aos costumes cristãos?
Sabia que, mesmo antes de se celebrar a Missa do Galo, havia em muitos países da Europa o costume da Ceia natalícia se ler a passagem do Evangelho do nascimento de Jesus e de se acenderem umas velas em sua honra, pois Ele é a Luz do mundo?
Sabia que, um pouco por todo o lado, o Natal está a perder o seu sentido cristão, com base no Evangelho e na boa tradição, para se tornar numa festa quase pagã, com sentido económico e festivo e sem dimensão religiosa?
Natal sem Jesus não é Natal. Natal sem amor não é Natal. Natal mergulhado nas trevas da mentira, na manipulação do outro, no ódio e na injustiça não é Natal.