Mensagem do Pároco para o ano pastoral 2025-26

 

Embora o novo ano pastoral avance veloz, não queria deixar de vos dirigir uma palavra pessoal, enquanto pároco da Paróquia de Alvor. Somos uma Comunidade carregada de memória que quer continuar a ser lugar diferenciado de encontro entre a fé e a vida, de testemunho profético laical. A densidade e a complexidade do tempo presente desafiam a nossa esperança e a nossa criatividade. A eucaristia dominical é, semanalmente, o grande acontecimento que nos congrega como comunidade. Não desistimos de procurar uma liturgia bela e simples, em que cada pessoa se sinta acolhida. Temos diante de nós o desafio de uma renovação geracional, pois sentimos também o peso das nossas idades e fragilidades, dos nossos hábitos adquiridos. O passado por si só não é garantia de futuro. Este precisa de ser preparado no presente.

Com a ajuda das novas tecnologias, o nosso “site” e redes sociais, alargámos o espaço da nossa tenda. No presente ano pastoral, em tempos sombrios, como os nossos, a convocação à alegria é profecia de futuro, renúncia a nos deixarmos vencer pela tristeza. E, sobretudo, fidelidade ao apelo originário da experiência cristã: «Sede Alegres na Esperança» (Rm 12,12).

Iniciámos, no ano passado, uma dinâmica de partilha e leitura do Documento Final do Sínodo dos Bispos. Assim, quisemos tornar possível uma pastoral mais participada e mais ligada com as preocupações da Igreja Diocesana e da Igreja Universal. No presente ano pastoral vamos dar continuidade a esta dinâmica, envolvendo a comunidade na reflexão e partilha sobre como ir implementando aquele documento. A Assembleia Paroquial, a 30 de Novembro, será um momento forte nesta caminhada. Assim nos queremos cumprir como comunidade a crescer, sinodalmente.

No ano pastoral passado, continuámos as obras de restauro dos Templos e algumas estátuas religiosas, em Alvor, incluindo o morabito de S. João, Montes de Alvor e Penina. Oportunamente, publicámos, no nosso “site”, uma reportagem fotográfica sobre a operação de restauro. Devolvendo beleza aos espaços e às imagens, temos aí uma expressiva parábola de uma comunidade que se quer cumprir pela via da beleza, como caminho de encontro entre o humano e o divino.

Passado o Verão, eis-nos retomando o curso normal do ano, o que acontece em todas as atividades, particularmente académicas. Também na ação pastoral da Paróquia, ao serviço das pessoas residentes em Alvor, sejam elas portuguesas sejam de outras nacionalidades, de modo particular as de língua inglesa.

Outubro tem tónica mariana e missionária. Diz-se mês do Rosário e mês das Missões. Oportunidades para valorizarmos os momentos de oração, especialmente do terço do rosário, individual, familiar e comunitário. E ainda para tomarmos consciência de que todos somos discípulos missionários, pelo que nos devemos sentir empenhados na missão da Igreja, que é a de «levar Jesus a todos e todos a Jesus».

Novembro é o mês da experiência de uma grande iniciativa: a ASSEMBLEIA PAROQUIAL. Seremos capazes de levar por diante este projeto de significativo alcance pastoral? Novembro é também o mês da saudade. O cair da folha, no outono, convida-nos à memória agradecida para com todos aqueles que nos precederam no encontro com Deus, quando Ele nos acolhe para a Novidade total, de um Paraíso oferecido a todos aqueles que quiseram viver como filhos. Rezar pelos defuntos exprime comunhão de santos, união da Igreja militante, a que peregrina no espaço e no tempo, com a Igreja padecente e a Igreja triunfante, aqueles irmãos e irmãs que vivem na eterna morada de Deus. Celebrar e sufragar os que partiram ajuda-nos a valorizar a vida e a tudo fazer para que ela seja «vida em abundância», conforme o desejo de Jesus.

Por fim, Dezembro torna-se caminhada especial para o Natal, marcada pelo tempo da espera – um tempo de Advento, uma Novena de Natal e, por fim, a contemplação do Deus feito criança, um de nós, abraçando a nossa Humanidade para nos levar com Ele para o Céu. O Deus verdadeiro encarnou, tornou-Se um de nós, para que nós nos tornássemos divinos.

Que todos e todas se sintam convidados a participar nas iniciativas da Comunidade da Paróquia de Alvor. A celebrar connosco a eucaristia dominical. O nosso acontecer será sempre anunciado e partilhado.

Até breve!

Pe. Abílio Cardoso