Junto do presépio ou à mesa antes de se iniciar a consoada, um dos membros da família, de preferência o pai ou a mãe, explicará o motivo desta noite especial e o porquê da família alargada em que alguns até vieram de longe: é para celebrar o Natal que nos juntamos à mesa. E Natal significa que, há 2000 anos, em Belém da Judeia, nasceu Jesus e, com Ele, presente/dom de Deus à Humanidade, todos os seres humanos, em todos os tempos, são chamados a viverem como irmãos uns dos outros.
Ditas as palavras daquele que preside, um outro membro da família (o filho mais velho, por exemplo) lê a narração do nascimento de Jesus (Lucas 2, 1-20), tomando a Bíblia que deverá estar em lugar de destaque, juntamente com a vela acesa (Caritas ou Luz da Paz de Belém).

Após a leitura, segue-se a oração universal e o Pai Nosso. A terminar, um cântico de Natal (Noite Feliz, Alegrem-se os céus e a terra, O Menino está dormindo, etc.). Assim:

1. Explicação sobre o sentido do Natal: há 2000 anos Deus fez-se Humano… Jesus nasceu.

2. Leitura de Lucas 2, 1-20

3. Oração universal:

Presidente: Adoremos a Jesus Cristo, que se humilhou, assumindo a condição de servo, e foi provado em tudo como nós, excepto no pecado; e peçamos com toda a nossa fé, dizendo: Pelo vosso nascimento, socorrei-nos Senhor.

Leitor (podem ser os filhos ou outros membros da família presentes) – Vós que, ao entrar no mundo, inaugurastes os nossos tempos anunciados pelos profetas.
– fazei que a vossa Igreja renove através das idades a sua juventude.

Todos: Pelo vosso nascimento, socorrei-nos Senhor.

Leitor – Vós que assumistes a fragilidade da natureza humana, – sede a luz dos cegos, a fortaleza dos fracos, a consolação dos tristes.

Todos: Pelo vosso nascimento, socorrei-nos Senhor.

Leitor – Vós que nascestes pobre e humilde – olhai benignamente os pobres e consolai-os nas suas necessidades.

Todos: Pelo vosso nascimento, socorrei-nos Senhor.

Leitor – Vós que, nascendo na terra, anunciais a todos a alegria da eternidade prometida, – confortai os moribundos com a esperança do nascimento para o céu.

Todos: Pelo vosso nascimento, socorrei-nos Senhor.

Leitor – Vós que descestes à terra para abrir a todos as portas do céu, – associai à vossa glória os nossos irmãos defuntos.

Todos: Pelo vosso nascimento, socorrei-nos Senhor.

4. Pai Nosso

5. Memória dos falecidos: Lembrá-los pelo nome e acrescentar por cada um:

Presidente: Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso
Todos: Nos esplendores da luz perpétua
Presidente: Que descanse (em) em paz
Todos: Amén.

6. Oração final:

“Senhor reunimo-nos hoje aqui para cear porque numa noite como esta, há muito tempo, quiseste ser uma criança com nome e apelidos entre as crianças mais pobres da terra.

Abençoa a nossa mesa. Ao menos por uma noite, gostaríamos que o Mundo fosse uma grande Família: sem guerras, sem miséria, sem drogas e sem fome, com um pouco mais de música e muito mais justiça. Que ao menos esta casa, Jesus recém-nascido, acolha a tua palavra de amor e perdão.

Conserva-nos unidos. Dá-nos pão e trabalho durante todo o ano.

Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um Mundo onde haja dias bons e muitas noites boas como esta em que quiseste nascer entre nós.

Senhor, Tu serás bem-vindo a esta casa, até que um dia nos reúnas na tua.
(Joseph Oriol)