Felizes os Convidados (que são todos)

o nosso caderno de encargos para este início de novo ano pastoral

É tempo de recomeçar. Mesmo que a vida de relação com Deus nunca deva ter férias, é verdade que o merecido descanso anual faz alterar um pouco o ritmo das comunidades cristãs.
Ao iniciar o mês de Setembro, é altura de renovados apelos:

1. Qual é o meu lugar na Paróquia? Esta vive do compromisso batismal e da generosidade de muitos que se dedicam aos diversos serviços e dinamismos da comunidade. Qual é o teu lugar? Se não o descobriste ainda, entra no silêncio do coração e interroga-te diante de Deus: que posso eu fazer pelos meus irmãos? E abeira-te dos responsáveis da comunidade e do teu pároco para que possam ajudar-te a descobrir o teu lugar.

2. Batizados e Casamentos implicam preparação atempada, como ocasiões fortes de nos questionarmos diante de Deus e do nosso projeto de vida pessoal e familiar. Inscrevam-se quanto antes.

3. Formação é palavra de ordem na Igreja. Precisamos de cristãos adultos que saibam dar «razões da sua esperança». Para isso são os tempos de formação. Um deles, que acontecerá às quintas-feiras às 21h00, terá início já em 1 de Outubro. Inscreve-te.

4. Cada Domingo é marcado pela celebração da Eucaristia. «Felizes somos nós os convidados para a Ceia do Senhor», como rezamos na própria liturgia eucarística. Memorial da Páscoa do Senhor, a eucaristia antecipa a comunhão eterna no Reino dos Céus. Ao mesmo tempo é a expressão e o rosto humano de uma comunidade sinodal, corresponsável, participativa, inclusiva. Temos um podcast, neste site, sobre a missa: deves visitá-lo numa perspetiva de autoformação, pode ser?

5. Todos e todas se sintam bem-vindos(as) ao ano pastoral 2024/25!

(Mensagem construída a partir da nota pastoral do nosso pároco para o mês de Setembro na nossa paróquia – ver a rubrica “Setembro na paróquia de Alvor” – e de breve reflexão da equipa gestora deste site.)