NOTAS DA REUNIÃO DE 3/01/2023

Data: 03/01/2023

Reunião convocada e presidida pelo pároco, pe. António Moitinho, com os leigos colaboradores abaixo nomeados, em clima sinodal de conselho pastoral.

Objetivos:

i) delinear prioridades/necessidades de investimento em cada centro pastoral, a fim de ser elaborado o respetivo Plano a apresentar à Câmara Municipal para financiamento.

ii) definir as Festas religiosas da paróquia para este ano pastoral.

iii) outros assuntos.

Leigos convocados:

pela comunidade da Penina:

Rita Pargana,

Rosário Lourenço

Vítor Miguel

pela comunidade de Montes de Alvor:

Ilda Tiago

Lurdes António

Tiago Santos

pela comunidade da matriz de Alvor:

Noélia Vieira

Pedro Costa

Pedro Mateus

Cristina Pestana

Manuel da Luz

Pe. António informou da visita do senhor Bispo a todas as paróquias da diocese, celebrando a Eucaristia e promovendo reuniões sectoriais.

Na paróquia de Alvor, está previsto que a visita ocorra de 11 a 19 de Fevereiro, com o seguinte calendário:

Eucaristia em Montes de Alvor – 11 Fev.

Eucaristia em Alvor – 12 Fev.

Eucaristia na Santa Casa da Misericórdia – 14 Fev.

As reuniões serão oportunamente publicitadas.

Ponto i) Todas as propostas de investimento incidem sobre obras de manutenção e requalificação de equipamentos existentes, designadamente templos. Proposta de intervenções na Penina: Instalação de nova tela de impermeabilização da placa de cobertura do salão e colocação do respetivo pavimento; intervenção na cobertura e no sistema de recolha das águas pluviais da igreja e reboco e pintura das paredes. Proposta de intervenções em Montes de Alvor: requalificar a cobertura do salão e da igreja; rebocar paredes interiores; restaurar algumas imagens. Proposta de intervenções na Matriz de Alvor: reboco e pintura das paredes interiores, incluindo o baptistério; instalação de novo sistema de iluminação; instalação de iluminação adequada ao espaço litúrgico; substituição do pavimento.

A dimensão da concretização destes investimentos depende dos apoios da Câmara Municipal de Portimão e da Junta de Freguesia de Alvor.

Ponto ii) Aprovadas, para este ano pastoral, as festas religiosas a seguir indicadas:

Centro Pastoral da Penina

Festa de Santo André, de 12 a 15 de Agosto.

Centro Pastoral de Montes de Alvor

Procissão das Velas, a 31 de Maio

Festa de Nossa Senhora da Conceição, a 8 e 9 de Dezembro.

Matriz de Alvor

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, a 18,19 e 20 de Agosto.

Ponto iii) Abordada a questão do site da paróquia. Pela sua importância como instrumento de informação e de evangelização, foi assumido que os leigos presentes nesta reunião têm também a missão de fornecer informação e materiais para promover e alimentar o site, ao longo do ano pastoral, a fim de que ele seja espelho/testemunho da atividade das comunidades da paróquia de Alvor.

0:00
0:00