O Conselho Pastoral torna público o que lhe parece ser a melhor solução no sentido de garantir que todos possam participar na Eucaristia e o possam fazer em segurança. Pede-se a boa vontade e colaboração de todos para podermos gerir uma situação que não é fácil.

1) Missas dominicais Junho-Agosto.

a) Horários/Lugares:
Alvor: Domingo, 09.30h
Montes de Alvor: Sábado, 18.00h
Penina: Domingo, 12.15h, missa;
                              18.00h, Celebração da Palavra com Distribuição  da  Comunhão.
Pedra Mourinha: Domingo, 10.45h.

b) Lugares marcados: para garantir a distância sanitária e a segurança dos participantes, os lugares que se podem ocupar estarão devidamente reservados e assinalados. No caso da Igreja Matriz de Alvor, deverá cada pessoa inscrever-se pelo telem. nº 967689937.Os membros da família que vivem na mesma casa ficam no mesmo banco.

c) E para quem não pode ter uma celebração fixa? Escolhe entre as várias opções que a paróquia oferece ao longo da semana.

d) Entrada na igreja: deve acontecer até 15 minutos antes da celebração (depois disso o lugar marcado será entregue a quem não tiver nenhum). A entrada e a saída far-se-ão pela porta grande, para que ninguém tenha que tocar em portas ou ombreiras. A saída da igreja far-se-á por alas, começando pelos bancos do fundo e sempre por ordem.
Este esquema permite garantir a segurança e, para todos os que se inscrevem, a certeza de que têm lugar. Para os que, por razões várias, não se podem inscrever, têm sempre a possibilidade referida em c).

2) Missas da semana:

a) Alvor: terças e quintas feiras, 18.30h.
b) Não é necessária inscrição. Haverá equipa de acolhimento a coordenar.

3) Regras Gerais:

a) Em qualquer celebração só podem ser ocupados os lugares marcados.

b) Uso obrigatório de máscara sempre que se entra na igreja; na missa, a máscara só é tirada para comungar: a comunhão é recebida na mão e sem dizer «Amen».

c) Desinfeção das mãos: é feita à entrada pela Equipa de Acolhimento.

d) Depois das missas: desinfeção dos bancos, espaços e objetos litúrgicos e arejamento das igrejas.

e) Oração pessoal: Com excepção dos tempos de Celebrações Litúrgicas, as igrejas estarão encerradas. O Santissimo estará exposto ,na Igreja Matriz de Alvor, capela lateral exterior, capela da Senhora do Verde, às quartas e sextas feiras, das 17h às 19h.

4) Durante a missa:

a) Ocupe o lugar que lhe é indicado, sempre com máscara.

b) O gesto da paz continua suspenso.

c) O diálogo individual da Comunhão («Corpo de Cristo – Amen») pronunciar- se-á de forma coletiva depois da resposta «Senhor, eu não sou digno…», distribuindo-se a Eucaristia em silêncio.

d) Comunhão: os fiéis permanecem sentados, sendo a comunhão administrada no próprio lugar pelos ministros da comunhão; comungar na mão; os ministros higienizarão as mãos antes e depois e usarão máscara.

e) O ofertório far-se-á à saída da igreja, para não se tocar em dinheiro durante a celebração.

5) Outros sacramentos e celebrações

a) Casamentos e batismos: devem adiar-se, se possível; a celebrar-se, têm de se respeitar todas as regras sanitárias (uso de máscaras, lugares limitados, etc).

b) Primeiras comunhões e crismas: ficam adiados até a situação permitir.

c) Formação Cristã dos Adultos: adiada para o próxima ano pastoral.

d) Confissões: só para quem verdadeiramente necessite da absolvição (por marcação e em sala que permita distância e reserva); para os outros far-se- á uma pequena celebração penitencial integrada na missa do Pentecostes (30/31 de Maio).

e) Funerais e velórios: voltam a ser realizados com a presença dos familiares e em número que respeite as distâncias legais e as outras regras sanitárias.

0:00
0:00