Resumo das NORMAS para admissão:
- Os pais e padrinhos farão três encontros de Preparação para o Batismo.
NORMAS PARA ADMISSÃO AO BAPTISMO FORA DO CONTEXTO DA CATEQUESE
O Sacramento do Baptismo é necessário à salvação em Jesus Cristo. Para umavivência mais autêntica e festiva do mesmo, apresentam-se as seguintes normas:
1 - As crianças com cinco anos, exclusive, são baptizadas na Fé dos pais, pois ainda não dispõem da maturidade suficiente para pedir por si mesmas o Sacramento.
2 - Para requisitar o baptismo para as crianças, é necessário que os pais participem numa reunião prévia com Pároco ou com alguém por ele mandatado. Após manifestarem esse desejo,ser— lhes—á entregue um formulário que deverá ser preenchido pelos pais. Nessa altura, é aberto o Processo de Baptismo.
3 - Com o formulário preenchido, que deverá ser entregue na Paróquia, os pais deverão trazer os seguintes documentos:
a) Fotocópia do cartão de cidadão da criança;
b) Fotocópias dos cartões de cidadãos dos pais;
c) Comprovatívo de morada (p. ex: carta da água ou luz onde conste o nome de um dos pais);
d) Comprovatívo passado pelo Pároco de como um dos Padrinhos tem a caminhada cristã feita ou estando a ser realizada (Preparação para o Crisma), sendo esta indispensável quando os Padrinhos residem na área de residência do Pároco. Nesse caso, será pedido apenas que apresente a Cédula de vida Crístã.
4 — Quando os baptismos venham da área exterior aos limites da Paróquia, deverão os pais tratar do seguinte:
a) Dirigir— se ao Pároco da área de residência e pedir a transferência do baptismo para a nossa Paróquia, apresentando motivos Válidos para tal. Caso o Pároco autorize a transferência, dirigir-se então ao Pároco de onde se vai realizar o baptismo e dar início ao Processo.
b) Participar nos encontros de Preparação efectuados na Paróquia da área de residência e não onde vai ser o baptismo.
c) Apresentar a documentação indicada no n.º3, alínea c).
5 - Quando os pais se encontrem divorciados, a parte que não detém acustódia da criança deverá apresentar, por escrito, documento onde,explicitamente, indique aceitar que a criança receba o Sacramento do Baptismosem prejuízo para a Paróquia. O mesmo documento deverá ser assinado pelopunho de quem o redige.
6 — Caso os pais não se encontrem casados catolicamente sem que hajaimpedimento para tal, exorta-se que o façam, de forma a dar bom testemunho para a criança que vai ser baptizada. Porém, não se impõe como condição casarpara realizar o baptismo, já que o mesmo iria pôr em causa a validade doSacramento do Matrimónio.
7 - Caso os pais tenham vindo de um primeiro matrimónio católico falhado, e, como tal, estejam divorciados, admite—se a criança ao batismo mas, anexo ao Processo de Batismo, devem apresentar um Compromisso de Honra onde se comprometem a que a criança, atingindo a idade de catequese, ingresse na mesma para dar continuidade à sua formação Cristã.
8 - Quanto aos Padrinhos da criança, que sejam sempre um homem e uma mulher.
9 - Os padrinhos deverão, caso já se encontrem casados, estar casados catolicamente.
10 - Um dos Padrinhos deverá ter a formação Cristã completa ou, ao menos, estar em preparação para o Sacramento do Crisma. Isso comprovar—se—á mediante declaração do Pároco da área de residência do Padrinho.
11 - O outro Padrinho ou Madrinha deverá, ao menos, ter o Sacramento do Baptismo.
12 - Não serão aceites, para Padrinhos ou Madrinhas, não baptizados. Casoalgum dos propostos seja não baptizado, poderá assinar no Assento de Baptismonão como Padrinho ou Madrinha, mas como Testemunha. Este não poderádesempenhar nenhuma missão na celebração do Baptismo pois a própria criançaficará mais qualificada do que essa pessoa.
13 - Os pais e Padrinhos farão três encontros de Preparação para o Baptismo.
14 - Quando os Padrinhos não possuam a formação cristã necessária, isto é, tenham somente o Baptismo e Primeira Comunhão, então, poder-se—á escolher como Padrinho ou Madrinha o Padroeiro ou Padroeira da Paróquia.
15 - Os encontros de Preparação incídírão na nossa Paróquia nos seguintes elementos:
a) Significado do Baptismo;
b) A responsabilidade do Baptizado;
c) Preparação sacramental e celebrativa.
16 - O estípêndío do Baptismo será pago, tradicionalmente, pelos padrinhos, no último encontro. Se, por alguma razão, não puder ser nesse dia, que seja no dia da celebração.
17 - O valor do estípêndio será de 50 euros.
18 - A hora da celebração do baptismo deve ser cumprida, por respeito ao sacerdote que preside bem como às outras pessoas que preparam a celebração.