Carta dos párocos do concelho de Portimão

Queridos irmãs e irmãos,

A vida humana é sagrada e, como cristãos, temos a obrigação moral, que nos vem da fé, de a defender com todas as forças.

A nossa cidade vive na primeira pessoa a Pandemia que tem horrorizado o mundo. Sem cair no desânimo ou no pânico, também não podemos deixar de aprender com o que aconteceu noutros países onde o vírus está a provocar a morte de muitas pessoas. Temos de agir já, pelo bem de todos!

Assim, na sequência da nota pastoral do Sr. Bispo do Algarve, e depois de ouvirmos as autoridades de saúde e o parecer de vários médicos, assim como os Conselhos Pastorais de cada paróquia, é com o coração apertado, mas pensando no maior bem de todos, que pedimos a vossa compreensão para o que a seguir dizemos:

1) é suspensa a celebração da eucaristia dominical e ferial (até ao final do mês de Março, altura em que se fará nova análise da situação), assim como as manifestações públicas de piedade (procissões e vias sacras). No entanto, que não se deixe de viver e celebrar o Domingo, dia do Senhor, acompanhando a eucaristia na televisão, fazendo a comunhão espiritual e rezando em familia (lendo e partilhando as leituras da missa dominical);

2) as celebrações penitenciais próprias deste tempo da Quaresma ficam adiadas para um tempo oportuno; quem tiver grande necessidade de receber o sacramento da Reconciliação (confissão) poderá fazê-lo individualmente com o sacerdote (salvaguardando sempre as devidas precauções);

3) continua suspensa a catequese paroquial, o funcionamento dos agrupamentos de escuteiros e todas as atividades com jovens, acompanhando a quarentena escolar e o fecho das escolas; ficam também
suspensos os encontros e reuniões dos diferentes grupos paroquiais;

4) os velórios em Portimão passarão das capelas mortuárias (mais exíguas) para a própria Igreja do Colégio (como sempre se fez até finais do século passado); pelo bem de todos evite-se a presença de outras pessoas para além dos familiares; também a disposição dos bancos terá em conta a distância de prevenção;

5) os funerais (exéquias) terão uma celebração digna e breve com os familiares, mas evitando aglomerações;

6) as Igrejas do concelho manter-se-ão abertas, para que todos possam visitar o Santíssimo Sacramento e realizar a oração pessoal (rezando também pelos infetados, pelos seus familiares, pelos profissionais de saúde e pelos que investigam a cura e a vacina para este flagelo), á excepção das Igrejas fechadas da paróquia de Alvor.

Temos de ter consciência que a situação é grave, mas sem cairmos no desânimo dos que não têm fé nem esperança. O Senhor nunca nos falta; Ele fará a Sua parte, mas é necessário que façamos a nossa. Não tenhamos atitudes irresponsáveis, que são uma afronta ao Deus da vida («Não porás o Senhor teu Deus à prova»: Dt 6,16; Lc 4,12). Não cumprir a nossa parte significa pôr em risco a nossa vida e a do próximo. Por isso, é importante que cumpramos todas as recomendações da Direção Geral da Saúde:

1) ficar o mais possível em casa, evitando contactos desnecessários;

2) lavar as mãos com frequência, com sabão ou desinfetante (e evitar pousá-las em corrimões ou maçanetas metálicas);

3) ao tossir ou espirrar tapar a boca com o braço ou com lenço descartável (papel) e deitá-lo no lixo;

4) evitar tocar com os dedos na beca, no nariz e nos olhos;

5) evitar lugares com muitas pessoas e, nas conversas, manter a distância recomendada (nunca menos de 1 metro).

6) em caso de sintomas (febre, tosse ou dificuldade respiratória) não deve sair de casa e deverá contactar a linha SNS24 (808 24 24 24).

Com a ajuda de Deus e a atitude responsável de cada um de nós, venceremos este combate.

Rezamos por vós! Rezai por nós! Rezemos uns pelos outros! Que o Senhor a todos guarde e proteja!

Com amizade,

Portimão, 12 de Março de 2020

P. Mário Sousa (Matriz de Portimão) — Vigário da Vara
P. Nuno Lemos, SJ (Srª do Amparo e Mex. Grande)
P. Frederico Lemos, SJ (Srª do Amparo e Mex. Grande)
P. Francisco Campos, SJ (Srª do Amparo e Mex. Grande)
P. Domingos Costa, SJ (Srª do Amparo e Mex. Grande)
P. Miguel Ângelo (Alvor e Pedra Mourinha)


Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca nos desilude,
tem piedade de nós e livra-nos de todos os males!
Pedimos-te:
a graça de vencer o flagelo deste vírus;
a cura dos que foram infetados;
a proteção dos que estão sãos;
o auxílio a quem trabalha pela saúde de todos.
Mostra-nos o Teu rosto de misericórdia
e salva-nos com o Teu grande amor.
Isto te pedimos pela intercessão de Maria,
Tua e nossa Mãe,
que sempre nos acompanha.
Tu, que vives e reinas pelos séculos dos séculos.

Amen.

0:00
0:00